Entendendo sobre matilhas e liderança

Para poder se tornar o líder do seu cão, seja lá qual for a raça, o dono precisa ter ao menos uma noção do que é matilha e sobre o que é ser líder antes que passe de dono para líder.

Para entendermos o que é uma matilha, precisamos voltar ao progenitor de todos os cães: O lobo.
Uma matilha se divide de forma totalmente hierarquica, ou seja, de forma organizada e dividida como se fosse uma pirâmide aonde no topo nós temos o macho e a fêmea alfa, estes lideram, protegem e asseguram a perpetuação dos genes desse grupo, mas nem sempre o líder do grupo é o macho alfa, a fêmea alfa pode se perpetuar em alguns casos como líder da matilha, já que a supremacia do líder se dá pela capacidade de vencer mais lutas. As matilhas se organizam desta forma, pois assim, mantém orquestrado todo um plano de caça, tanto para caçar animais grandes como alces, como para se caçar animais como coelhos.
Como todo grupo, existem também brigas internas em uma matilha, e cabe ao macho alfa mostrar liderança, e mostrar que é capaz de manter o grupo sempre, e nessas demonstrações, existe não só a luta feroz, mas como gestos como pequenas mordidas, olhares e jogadas de corpo. Todos os membros desta matilha irão seguir a hierarquia, na sua maioria, de forma rígida e sofisticada.
Normalmente, o casal alfa é o único que acasala, existem exceções apenas quando se trata de uma fartura de presas.
Logo, temos a presença do lobo beta, este será o sucessor do macho alfa caso este venha a falecer, ou seja, ele é o segundo no comando, geralmente, o lobo beta pode desafiar o lobo alfa quando este se encontra velho e fraco, para assim ser substituído.
E no último andar da pirâmide, temos o lobo ômega, este é o mais fraco do grupo, carregando todo o peso e a violência das matilhas nas costas. Geralmente, o lobo ômega é instigado à ter de viver isolado de seu grupo, o lobo ômega é o responsável pelas brincadeiras para aliviar as tensões no grupo.


Liderança
Na mesma matilha, a lealdade e devoção do grupo de lobos faz com que todos funcionem apenas como um organismo, em qualquer situação, como quando falta comida, os lobos líderes deixam os filhotes comerem primeiro, e logo deixa que os outros ataquem depois. Ou seja, mesmo com toda a violência, que se faz necessária para manter a hierarquia no grupo e manter toda a organização que mantém o grupo ativo, o líder também tem o papel de ser justo e recompensar aqueles que seguem esta organização.

Na verdade, quando encontramos um cão "rebelde", ele na verdade está querendo que o dono, que é aquele que o alimenta, que o leva para passear, que toma conta dele, seja um líder de verdade, e se o ser humano não consegue ser líder, então alguém vai assumir o posto. Com os cães não é diferente do que com os lobos, o humano tem de se tornar líder, mas um líder que vá proteger, que vá impor regras, que não vá maltratá-lo, mas que vá educá-lo, assim, dando uma vida que o cão merece e quer para si.